Como Funciona a Computação em Nuvem

Também chamada de cloud computing, a  computação em nuvem é a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, permitindo o acesso à infraestrutura, softwares e informações através de qualquer dispositivo (computador, tablet, celular) conectado à internet.

Em outras palavras, cloud computing é uma tecnologia que dá às empresas a capacidade de executar soluções de TI diretamente em servidores remotos. Ela aumentou a performance e a disponibilidade de uma série de ferramentas de TI utilizadas no ambiente corporativo, como servidores virtualizados, softwares de gestão e suítes de aplicativos de escritório.

Como os serviços de Cloud Computing podem ser integrados ao dia a dia da empresa?

Virtualização de Servidores

Caso o negócio esteja buscando uma forma de ampliar a capacidade e a disponibilidade de seus servidores, por exemplo, a virtualização na nuvem é o investimento ideal. Essa solução dará ao negócio mais capacidade para gerenciar os seus sistemas e proteger as suas ferramentas de ataques e vulnerabilidades da infraestrutura de TI.

Software como serviço

O licenciamento de software via modelos como Saas (Software as Service) facilita a redução de custos e o aumento da capacidade operacional do negócio. Os gestores poderão controlar gastos e planejar melhor seus investimentos sabendo o nível de desperdício será reduzido.

Acesso de dados

O uso de sistema de gestão na nuvem impacta diretamente os processos de tomada de decisão. Os profissionais atuam com dados mais precisos sobre o estado do negócio, as suas análises levam em consideração um número maior de registros, oque é crucial para identificar corretamente boas oportunidades de investimentos.

Quando se investe na computação em nuvem, a responsabilidade da manutenção e suporte é a empresa fornecedora do software. Como não é necessário investir em infra-estrutura, a equipe de TI está disponível e pode ser usada para concentrar-se em questões estratégicas, que trazem os melhores resultados para o negócio.

A cópia de segurança é a automática e também é de responsabilidade da empresa fornecedora. Ou seja, os colaboradores da equipe de TI não precisam perder parte do tempo produtivo se incomodam com a realização de cópias de segurança periódicas.

Além disso, os dados são armazenados automaticamente na rede da empresa responsável pelo software.

A automação de processos por meio de investimentos em computação em nuvem faz com que a maioria dos dados estão na rede, o que permite o acesso em tempo real, facilitando o intercâmbio e o processo de comunicação.

Este ponto é especialmente importante quando se realiza trabalhos externos e existe a necessidade de consultar os dados. Desta forma, o colaborador que está no trabalho à distância não é necessário esperar o retorno do responsável interno para dar continuidade às atividades.

O fácil acesso à informação também ajuda a diminuir os problemas de duplicação de arquivos e registros, por exemplo — que podem ser devolvidos devido a problemas até encontrar o dado procurado.

Plataforma – Microsoft Office 365

O Microsoft Office 365 é um serviço baseado em nuvem, ou seja, é inteiramente online que permite ao seu negócio total mobilidade e flexibilidade. Inclui o pacote de aplicativos Microsoft e espaço de armazenamento.  Existe uma variedade de planos para atender a diferentes organizações.

Além da facilidade de poder acessar seus documentos a partir de qualquer computador que esteja conectado à internet, o Microsoft Office 365 oferece uma série de vantagens para quem está sempre trabalhando com equipes grandes. Você pode, por exemplo, compartilhar os documentos para que outras pessoas possam editá-los, com possibilidade de acesso de qualquer dispositivo móvel ou browser.  Isso é ambiente colaborativo!  Mais produtividade e mobilidade.

Estão inclusos no Office 365 serviços como o Exchange (e-mail corporativo); SharePoint (sites de intranet, gestão de conteúdo e colaboração); Skype for Business (mensagem instantânea, áudio e vídeoconferência); OneDrive (armazenamento, compartilhamento e gerenciamento de arquivos) e Office Online (Word, Excel, PowerPoint e OneNote no browser).

Benefícios Microsoft 365

  • Redução de custos com investimento em infraestrutura, licenças e manutenção;
  • Simplificação na gestão de TI – você preocupa-se com o seu negócio deixando as atividades burocráticas de TI para o Fornecedor de Cloud;
  • Agilidade e elasticidade – rápida implementação para novos projetos, assim como redução ao aumento de recursos contratados de forma simples, sem necessidade de trâmites contratuais;
  • Facilidade de acesso remoto – qualquer usuário autorizado pode acessar os recursos de ti da empresa de qualquer lugar;
  • Economia de energia

Plataforma – Google cloud

O Google Cloud Platform, oferecido pelo Google, é um conjunto de serviços de computação em  nuvem que é executado na mesma infraestrutura  que o google. Com um conjunto de serviços modulares, incluindo computação, armazenamento de dados, analise de dados, aprendizado de máquina.

Permitindo assim montar um plano adequado as suas necessidades.

 

Serviços Google Cloud

  • Armazenamento e Bancos de Dados 
  • Networking
  • Big Data
  • Cloud AI
  • Ferramenta de gestão
  • Identidade e Segurança
  • Plataforma de API