O que é CFTV

Circuito Fechado de Televisão ou CFTV é um sistema que monitora e distribui sinais provenientes de câmeras localizadas em locais específicos, para um ou mais pontos de visualização.

Por que Implantar CFTV?

A alguns anos a tecnologia de CFTV deixou de ser mecanismo para inibir pessoas mal intencionadas, e tem se tornado objeto de monitoramento e segurança para pais, filhos, e familiares que ficam casa sob cuidado de terceiros, com a tecnologia que temos hoje o sistema de CFTV permite que você monitore oque esta acontecendo a distancia diretamente da tela do seu celular e podendo ainda criar alertas para ser notificado de certos movimentos, garantindo assim a segurança de quem esta distante.

Em uma empresa, que possui propriedade física e intelectual, é importante ter controle de suas dependências para evitar invasões e furtos. Ter um circuito fechado de televisão com câmeras estrategicamente posicionadas pode inibir a ação de infratores, que sabem que estão sendo filmados e podem ser posteriormente identificados.

Com o CFTV é possível monitorar as diversas áreas da companhia – mesmo em cidades diferentes – e ter a possibilidade de tomar ações rápidas se necessário. A gravação das imagens em um DVR possibilita a reprodução posterior dos vídeos para checagem ou investigação e pode servir como provas em processos trabalhistas ou auditorias, por exemplo.

As funcionalidades deste sistema incluem captação de movimentos, aviso em caso de obstrução de câmera, perda de foco e interferência ou perda de sinal. Com ele você controla o status e a localização de todos os equipamentos e consegue fazer gravações contínuas ou apenas quando um evento específico for registrado.

O software também gera relatórios que servem de base para a empresa entender onde trabalhar para melhorar sua segurança. Câmeras noturnas e com qualidade HD, por exemplo, garantem ainda mais controle e segurança das instalações da sua instituição. Atualmente, é possível dar zoom e identificar claramente o rosto de pessoas.

As câmeras de segurança não são mais usadas apenas para vigiar a ação de possíveis infratores. Com a integração com outros sistemas, como alarmes, automação predial e sistemas de telefonia IP, sua empresa consegue acionar equipamentos de climatização, acender ou apagar luzes, liberar catracas e cancelas, mover o elevador para o andar escolhido, etc. a partir da detecção de movimento.

Um sistema de CFTV com controle de acesso, automação predial e alarmes permite que o funcionário encarregado do monitoramento consiga, por exemplo, verificar se quem está entrando na empresa é realmente a pessoa com o crachá apresentado, liberar acessos a áreas restritas através da identificação facial, acionar o corpo de bombeiros em caso de incêndio e ligar sistemas que possam controlar o fogo. Para que a integração funcione, é necessário que a estruturação seja bem feita e que a manutenção constante do sistema garanta que todas as funcionalidades estejam ativa

Uma central de monitoramento CFTV não precisa ficar no local em que a câmera está instalada. Isso significa que um funcionário pode estar em uma sala longe das instalações da empresa e ainda assim ser capaz de acompanhar a movimentação nas salas e corredores da companhia.

Se você é um gestor em viagem e deseja saber o que está acontecendo na sua ausência, também é possível assistir às imagens geradas pela câmera em um smartphone ou computador conectado à internet.

Se antes era necessário ter uma equipe de vigias fazendo ronda nos aposentos da empresa, atualmente um circuito fechado de televisão permite que um único funcionário monitore a movimentação nos aposentos e, apenas em casos especiais, desloque uma equipe para o local. A economia também vem com os benefícios de segurança do sistema, que reduz roubos e danos ao patrimônio. Atualmente, existem no mercado diversas opções de câmeras e DVRs que possuem um preço acessível e garantem retorno financeiro à empresa

Com a integração com sistemas de automação predial, o CFTV permite que sua empresa tenha mais controle em relação à energia gasta. Um sistema de ar-condicionado ou de iluminação não ficará ligado em ambientes sem movimentação, permitindo o uso energético sustentável e mais economia para a empresa.

Ainda existem no mercado sistemas que transmitem as imagens da câmera por cabos coaxiais para monitores analógicos, mas a tecnologia avançou muito nos últimos anos. Hoje é possível investir em tecnologia IP, com cabo de rede usado para transmissão de dados e energia, que aumenta a qualidade e possibilita a integração.

As opções de câmeras variam entre equipamentos analógicos, digitais, com maior ou menor sensibilidade a luz, maior ou menor consumo de energia, nível de ruído controlado, sensor inframermelho para gravação noturna e com movimentação controlada.

Fale com nossos consultores

Quero um atendimento com um especialista em segurança CFTV