Os notebooks são uma ótima opção para quem precisa trabalhar em qualquer lugar oferecendo até mesmo mobilidade dentro de sua casa nestes tempos de quarentena.
E claro, assim como ocorre com qualquer outro equipamento, é comum que o seu notebook comece a ficar mais lento com o passar do tempo, mas isso não significa que ele precise ser trocado.
Para ajudar quem está neste tipo de situação separamos algumas dicas para você melhorar o seu desempenho e conservação do seu notebook.
Limpe as saídas de ar do notebook
Quando usado em locais diferentes, o notebook geralmente acumula muita poeira nas aberturas de ventilação, mesmo que isso não seja visível.
Com o tempo, esse pó danifica o sistema de resfriamento do notebook, causando o aquecimento do processador e outros componentes e causando instabilidade no sistema.
Portanto, é uma boa prática usar uma escova de cerdas macias para limpar os orifícios de ventilação do dispositivo. Além disso, você também pode usar o mesmo pincel para limpar o teclado do notebook, o que às vezes permite que um pouco de poeira entre na placa-mãe.
Calibre a bateria do notebook
Com o tempo, a bateria de um notebook geralmente não oferece a mesma autonomia que possuía no momento da compra.
Ainda assim, para ajudar a manter uma condição mais saudável da bateria e mantê-la um pouco mais carregada, você pode calibrá-la você mesmo, mesmo sem abrir o dispositivo. Esse processo não requer conhecimento avançado e é feito usando algumas das configurações no Windows.
Utilize ou coloque um SSD
Embora essa tarefa envolva despesas, a grande verdade é que o SSD é uma parte indispensável de qualquer computador ou notebook que possa ser usado a uma boa velocidade hoje porque é capaz de reduzir drasticamente o tempo de carregamento dos aplicativos e do sistema operacional. Mesmo no Windows 10, quando um disco HD convencional está em execução, ele possui um grande “uso de disco”, o que pode diminuir a velocidade do seu computador.
Desabilite as animações do Windows ou modifique as configurações delas
Muitos notebooks, mesmo os atuais, ainda possuem placas gráficas integradas e uma pequena quantidade de RAM. Ao instalar o Windows, por padrão, ele é configurado para oferecer uma aparência mais agradável aos olhos dos usuários, mas pode prejudicar o desempenho do computador.
Desinstale programas que você não utiliza
Você conhece os programas que baixou para o seu notebook um dia e usou apenas uma vez? Eles também podem diminuir a velocidade da sua máquina. Portanto, instale apenas os programas que você realmente usa todos os dias. Para desinstalar programas, você pode usar a própria ferramenta do sistema operacional.
Com essas 5 super dicas você porde otimizar seu notebook e sua rotina!
Ficou alguma dúvida? Fale com a gente!