5 Dicas para Cibersegurança em 2020

Veja só: no Brasil, as tentativas de ataque de ameaças cibernéticas em 2019 foram superiores a 15 bilhões. Isto nos traz a consciência de que é necessário se precaver e proteger os softwares, sejam particulares ou de empresas.

Mas o que são as ameaças cibernéticas?

Em resumo, é quando tentam destruir ou corromper as funções de um sistema computadorizado.

A motivação para o ciberataque podem ser diversas, como por exemplo roubar dados, ou destruir e desativar computadores.

As pessoas que fazem este tipo de atividade, são considerados criminosos e cada vez mais estão ousados em suas atitudes. Imagine como para organizações e empresas é importante manter seus dados seguros e longe de ameaças?

Imagine as fraudes, os problemas, que este tipo de ataque pode ocasionar. Imagine os prejuízos de informações confidenciais sendo destruídas ou vazadas?

O mercado que cuida deste tipo de ameaças vem crescendo também a medida em que é necessário se proteger e neste arquivo vamos informar a você 5 dicas de cibersegurança para que você possa se precaver e impedir que estas ameaças cheguem em seus dados.

 

Cuidado com as postagens

Uma exposição indevida pode ser o chamariz para os hackers. Tudo o que você faz online pode ser visto, e dependendo das informações que você posta em suas redes sociais, podem ser dicas que você dá para que descubram informações sobre você.

Imagine as consequências que isto pode trazer para você e sua família. Desde roubo de informações até assalto a sua casa, passando por sequestro de seus filhos. Muito cuidado!

 

Que informações do seu negócio são incluídas na nuvem?

Não são todos os dados que você pode e deve enviar para a nuvem. Dados de sua empresa então devem ser avaliados com critério e auditados periodicamente. Quais dados são de domínio publico? Os dados de alta importância ou sigilosos não devem ser compartilhados. Quando as empresas são grandes então os colaboradores devem ser informados, e deve haver um programa para proteção dos dados e evitar o ciberataque.

 

Configure mais de um método de autenticação.

Autenticações são senhas ou métodos de confirmar sua identidade (pode ser um indivíduo, máquina ou usuário).

Os sistemas comparam os dados existentes no sistema com as informações imputadas, para enfim permitir o acesso. Mas existem outras formas de acesso além de usuário e senha que vão manter seus dados mais seguros e ajudar a garantir que ataques não serão bem-sucedidos.

 

Senhas! Atenção com elas.

Crie suas senhas de forma correta utilizando números, letras, caracteres. Principalmente para grandes organizações ou organizações governamentais, ou ainda organizações que lidam com dados importantes, a procura por ataques virtuais pode ter o intuído de venda dos dados.

Senhas banais, são facilmente descobertas por hackers, e existem inclusive softwares para isto. Uma outra prática incorreta em relação a senhas é utilizar a mesma senha para várias contas e contas diferentes. Imagine se um hacker acessa e tem acesso a vários sistemas diferentes.

Por isto, senhas longas, com variedades de caracteres, não obvias e difíceis. Se for o caso, use um sistema de gerenciamento para não as esquecer.

 

Dicas extras:

Mantenha seus programas atualizados

Sabe aquelas atualizações que periodicamente os sistemas, apps, enviam a você? Faça sempre. Os invasores de sistemas estão buscando fragilidades nos sistemas sempre. E estas atualizações corrigem brechas que podem facilitar estes ataques.

Mantenha uma cópia segura de suas informações e arquivos

Fazer um backup de suas informações pode garantir que no caso de perda de dados, você possa restabelecer suas informações. Tenha a certeza de buscar uma forma de backup seguro e cionfiável.

Existem inúmeras possibilidades de fazer um backup seguro. Caso queira saber mais sobre isto veja nosso artigo: (link para o artigo).

3 Tendências de cibersegurança de 2020

O uso da IA se tornará mais frequente para fortalecer os ataques – A Inteligência Artificial está sendo utilizada para tornar o hakeamento algo ainda mais especializado, forçando as empresas a se especializarem cada vez mais em suas defesas

Segundo a Wikipedia: “Inteligência artificial (por vezes mencionada pela sigla em português IA ou pela sigla em inglês AI – artificial intelligence) é a inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou software, além de também ser um campo de estudo acadêmico.”

A morte das senhas – cada vez mais hackers vem se especializando em descobrir senhas. Aliado ao fato de que pessoas nem sempre tem consciência da responsabilidade de criar senhas confiáveis. Desta forma uma forte tendência a investimentos em biometria, pois é muito difícil, quase impossível invasões neste caso.

Criação de nuvens públicas – são espaços públicos seguros, disponibilizados e que facilitam bastante em termos de segurança dos dados e diminuição com custos de hospedagem.

Principais ameaças e o que fazer

Software malicioso (malware)

Sabe aqueles programinhas inofensivos e normalmente ofertados gratuitamente? Eles podem acabar controlando seu computador! E sem que você perceba.

Para evitar isto, não instale nada que não tenha a certeza da fonte. Pesquise antes, compre as licenças, não se renda às facilidades. Melhor investir em um software legítimo. Cuidado principalmente com antivírus gratuitos!

Phishing

Já se deparou com um site falso exatamente igual ao do seu banco,  ou rede social? Pois então neste tipo de ameaça um site é criado e assim seus dados de acesso roubados.

Para evitar olhe o link dos sites antes de imputar informações. Se receber e-mails com links clicáveis, observe. Se for necessário ligue para seu banco, entre em contato com a rede social.

DDoS

O objetivo deste ataque é deixar o sistema ou rede de dados lenta através do envio de uma grande quantidade de dados. Os hackers lançam mão de computadores que ficam processando e enviando informações

Descuido e negligência facilitam o ataque de hackers, e mais uma vez recomendamos. Senhas melhores, cuidado, não compartilhamento de dados sigilosos.

A indústria vem investindo em cibersegurança, criam-se tecnologias, proteções. Mas é imprescindível que as pessoas entendam a importância de se preservarem e tomarem mais cuidado com aquilo que entramos em contato. Invista em segurança e conheça o que pode ou não pode ser realizado. A prudência pode evitar enormes dores de cabeça para você ou sua organização.

 

 

 

 

Leave A Reply

catorze − sete =