Alerta: hackers ganharam acesso a milhares de contas do Microsoft Outlook

O gigante do software notificou a alguns usuários que a privacidade de sua ferramenta de e-mail se viu comprometida.

Hackers conseguiram comprometer o Outlook, o e-mail da Microsoft.

A Microsoft alertou que hackers obtiveram acesso a contas privadas de usuários do seu serviço de e-mail e gestão de informação pessoal no Outlook durante vários meses, e poderiam ter lido os e-mails enviados ou recebidos.

A gigante da tecnologia  indicou em um comunicado que estava a comunicar individualmente aos usuários afetados, mas evitou dar um número exato de quantos internautas viram suas informações pessoais comprometidas pelo ataque.

O hacker ou um grupo de hackers conseguiu fazer-se de forma ilícita com as credenciais de acesso a um técnico de suporte ao cliente da Microsoft, o que lhe permitiu o acesso à interface de apoio e de lá ver dados como endereços de email, nomes de pastas armazenadas na nuvem e linhas de assunto de e-mails, além do conteúdo dos mesmos, em alguns casos.

imagem17-04-2019-12-04-06

A mensagem recebida por alguns utilizadores do Outlook.

“Um pequeno grupo(cerca de 6% dos consumidores afetados) foi notificado de que os maus atores (em referência aos hackers podem ter tido acesso não autorizado ao conteúdo de suas contas de e-mail”, indicou a empresa.

O assalto durou quase três meses, de 1 de janeiro de 2019 a 28 de março, quando foi detectado pela equipe da Microsoft e desativado, informou a própria companhia.

O portal especializado Motherboard citou uma fonte anônima conhecedor do caso, segundo a qual o número de contas afetadas é “elevada”.

Privacidade, na mira

Durante os últimos meses foi redobrado a pressão por parte de Governos de todo o mundo e de organizações da sociedade civil sobre as grandes empresas tecnológicas para que defendam melhor os dados de seus usuários contra possíveis ataques por parte de hackers.

imagem17-04-2019-12-04-06

O ataque informático para o Outlook durou quase três meses.

Em outubro passado, a rede social mais usada do mundo, Facebook, revelou que 30 milhões de contas de sua plataforma haviam sido invadidas por hackers, que roubaram dados pessoais de a maioria delas, como o nome e informação de contato (e-mail, número de telefone ou ambos).

Além disso, quase metade dos afetados também lhes foram roubados dados que tenham em seu perfil de Facebook, como o sexo, língua, estado civil, local de residência, data de nascimento, emprego, educação, etc.

Como proteger a sua conta do Outlook

A Microsoft recomenda aos usuários afetados que mudar a senha do Outlook e, diante da dúvida, a recomendação se estende a todos os usuários. É claro que haverá que escolher uma senha forte, como uma frase de doze caracteres ou mais com tipos mistos de caracteres.

Além disso, a empresa alerta que os usuários afetados provavelmente recebam “e-mails de phishing ou outras mensagens de spam“, por isso aconselha “ter cuidado ao receber qualquer e-mail de qualquer nome enganador de domínio, qualquer email que peça informações pessoais ou de pagamento, ou qualquer pedido não foi pedido de uma fonte não confiável”.

Com informações da EFE

fonte: https://www.clarin.com/tecnologia/alerta-hackers-lograron-acceso-miles-cuentas-microsoft-outlook_0_fmxkpyGWy.amp.html?utm_medium=Social&utm_source=Twitter&__twitter_impression=true

Leave A Reply

nove − 2 =